Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Novo olho biônico dispensa o uso de baterias e de fios

A conceituada revista norte-americana “Nature Photonics” publicou artigo sobre um novo tipo de olho biônico, que está sendo desenvolvido por cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia. Os pesquisadores estão utilizando uma tecnologia que dispensa o uso de bateria, para fazer um cego voltar a enxergar. No lugar da bateria, o chip é alimentado por luz, num processo semelhante aos painéis solares.

Reportagem sobre o assunto publicada no site do jornal O Globo revela que o aparelho utiliza um tipo especial de óculos, que capta a luz com uma câmara e dispara feixes de luz para o chip, implantado na retina. Segundo os cientistas, este sinal tem uma luz mil vezes mais forte que a luz natural. “O chip cria um sinal elétrico e o envia para o cérebro, permitindo com que o paciente tenha as informações necessárias para recuperar a visão.

“Os primeiros resultados de estudos no Reino Unido já foram considerados animadores. Dois homens deixaram de ser totalmente cegos, sendo capazes de perceber a luz e, até mesmo, algumas formas. Porém, além do chip na retina, foi necessário colocar uma bateria atrás da orelha”, revela a reportagem do O Globo.

Os cientistas acreditam que este novo método é um passo a mais na cura da cegueira porque elimina a necessidade do uso de baterias e fios e garantem que o procedimento cirúrgico é mais fácil. O novo chip ainda não foi testado em pessoas, mas mostrou-se eficientes em testes com ratos.