Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

O que fazer quando entra água no nosso ouvido?

Verão é sinônimo de calor e, consequentemente, mais banhos e mergulhos em piscinas, mar, lagos e cachoeiras. O que pouca gente se dá conta é que uma pequena gota de água pode causar um grande problema ao nosso ouvido, pois o perigo de inflamações é muito maior. Afinal, o que fazer quando entra água no ouvido?

“É comum vermos pessoas dando pulinhos, batidas nas orelhas ou pingando uma gota de álcool no ouvido, mas isso só deve ser feito quando não se tem uma infecção. Nesse caso, tais medidas poderão piorar ainda mais uma otite e podem até atingir a região sensível do tímpano, prejudicando a audição”, explica a Dra. Camila Dias Ângelo, do CIOM – Centro Integrado Oftalmo-otorrino do Méier.

Segundo ela, é preciso tomar alguns cuidados – e não é só na hora do banho e de mergulhos. “A dor de ouvido é uma das mais fortes, perdendo apenas para a dor do parto e de cólica renal. Quem já teve sabe disso. Então, é preciso ter alguns cuidados. Um caso comum de infecção é entre mulheres que usam tintura no cabelo. Uma gota que escorre para o ouvido pode causar muito problema. Amamentar o bebê deitado e o uso de piercing na cartilagem da orelha também podem desencadear dores”, exemplifica.

A médica do CIOM explica que o uso de hastes flexíveis deve se limitar a limpar a parte externa, jamais alcançando o canal auditivo. Já a cera protege e hidrata o ouvido, sendo um erro retirá-la. “A coceira no ouvido geralmente é sinal de que há falta de cera”, diz a Dra. Camila. Ela ressalta que leite materno e vacina contra pneumonia na infância ajudam a prevenir infecções no ouvido.

Mas como saber se estamos com uma infecção no ouvido? O aparecimento de secreção escura ou amarelada é um sinal de que há infecção. Se sangrar, um especialista deve ser consultado o quanto antes. Infecções podem se agravar, trazer muito desconforto e até perda auditiva. Um especialista saberá o diagnóstico e passará o tratamento adequado ao paciente”, ensina.

Clínica CIOM
✔ ENDEREÇO

Rua Hermengarda, 428 | Méier
Rio de Janeiro | RJ | Brasil | Cep 20710-010


O Centro Integrado de Oftalmologia do Méier cuida da saúde da sua família há 40 anos,
com muito amor e dedicação ❤ CIOM, a sua clínica na Zona norte do Rio.