Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Obesidade pode acelerar o declínio cognitivo?

A obesidade traz, consigo, inúmeros problemas de saúde, que não estão restritos ao sistema músculoesquelético e ao coração. Um estudo sul-coreano, publicado na revista “Age and Ageing”, acaba de constatar que pessoas que alcançam a meia-idade acima do peso também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo

Durante cinco anos, de 2005 a 2009, cientistas da Universidade Nacional da Coréia do Sul se dedicaram à pesquisa, medindo o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários anualmente. Esses voluntários também foram submetidos a um simples teste, com apenas 30 questões, para avaliação do estado mental.

Conclusão: dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, os que estavam acima do peso ideal tiveram pior desempenho no exame, com foco nas funções aritmética, de memória e de orientação.

“Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência”, disse o coordenador do estudo, Dae Hyun Yoon. “Sempre ouvimos dizer que um índice de massa corporal alto era ruim para o coração, mas esta pesquisa sugere que ele também pode ser maléfico para a cabeça”, afirmou, a Sociedade Britânica para Alzheimer à BBC, que também noticiou a descoberta.