Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Proteger a audição para evitar maiores problemas

Não é difícil proteger sua audição e, assim, evitar vários problemas que podem causar desconforto, muita dor e até mesmo a surdez parcial ou total. De acordo com a Dra. Camila Dias Angelo, otorrinolaringologista do Ciom, basta seguir alguns conselhos para prevenir doenças do ouvido. Uma importante dica, por exemplo, refere-se aos níveis de volume do ambiente. “É claro que alguns barulhos não dependem da gente, como morar ao lado de uma grande obra. Mas ouvir música com fones de ouvido, em alto volume, e por horas seguidas, é muito prejudicial à saúde de nosso ouvido. Sempre que possível, opte por caixas de som. E controle o volume”, explica a médico do Ciom, lembrando que em caso de exposição excessiva a ruídos, é preciso dar um descanso de 14 horas aos ouvidos.

Uma outra dica refere-se à limpeza da orelha e do ouvido. O médico diz que jamais devemos utilizar remédios caseiros no ouvido, além de evitar óleo, cera de vela e outras substâncias que a cultura popular indica. “Para limpar a orelha, deve-se usar apenas uma toalha após o banho. Nunca introduza cotonetes ou objetos pontiagudos, pois podem provocar pequenos ferimentos, infecções e até o rompimento da membrana timpânica. As vezes a pessoa sente uma coceira e utiliza a tampa de uma caneta para se coçar. É problema na certa”, avisa ela.

A auto-medicação também deve ser evitada à todo custo. “Na farmácia não temos médicos. É simples. Se há algum problema, algum sintoma, um especialista deve ser procurado. Ir à farmácia é pedir um remédio ao farmacêutico é um erro, um comportamento tão comum quanto perigoso”, afirma.

– Procurar um otorrinolaringologista para fazer exames anuais é muito importante, porque uma simples ida ao consultório do médico pode evitar uma série de problemas – finaliza a Dra. Camila Dias Angelo.

Clínica CIOM
✔ ENDEREÇO

Rua Hermengarda, 428 | Méier
Rio de Janeiro | RJ | Brasil | Cep 20710-010


O Centro Integrado de Oftalmologia do Méier cuida da saúde da sua família há 40 anos,
com muito amor e dedicação ❤ CIOM, a sua clínica na Zona norte do Rio.