Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

NOVIDADES & ARTIGOS

Acompanhe notícias sobre saúde, novidades e avisos da Clínica CIOM, sua clínica no Méier - Rio de Janeiro

Teste da Orelhinha

É o nome popular da triagem auditiva neonatal e é obrigatória na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo. Também conhecida como o teste da orelhinha, a triagem auditiva neonatal é um programa de avaliação da audição para recém nascidos, para diagnosticar precocemente a perda auditiva.

O Teste da Orelhinha é feito no mundo todo e é considerado fundamental, já que a incidência de perda auditiva é de 1 a 2 por mil nascidos vivos.

Faça o Teste da Orelhinha no CIOM


SRT - Teste do Limiar de Recepção de Fala

SRT é a abreviação de Teste do Limiar de Recepção de Fala. Tal teste é realizado para confirmar os achados do limiar de tom puro. É feito da seguinte maneira: um conjunto específico de palavras dissilábicas é apresentada ao paciente em intensidades decrescentes.

Tais palavras são compostos de duas sílabas e são pronunciadas com a mesma ênfase em cada sílaba. O SRT é a menor intensidade na qual o paciente identifica corretamente a palavra em 50% das apresentações. O SRT deve estar dentro de +- 6dB da média de três frequências de tom puro.


Exames de motilidade ocular

Trata-se de um exame da função dos músculos que promovem a movimentação dos olhos. O exame de motilidade ocular ou Teste Ortóptico é muito importante para auxiliar o médico no diagnóstico dos desvios oculares (estrabismos).

Exames realizados no CIOM