Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

SBCP lança manual de segurança do paciente em cirurgia plástica

Com o objetivo de reduzir complicações em procedimentos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lançou o “Manual de segurança do paciente em cirurgia plástica”, um guia que foi distribuído a cinco mil profissionais credenciados. No manual há uma série de importantes informações sobre responsabilidade civil e criminal do cirurgião, de erro médico e de termo de consentimento para a operação, entre outras questões.

Cirurgia Plástica segura

O foco é a segurança do paciente, explica o presidente da SBCP, o cirurgião plástico José Horário Aboudib. De acordo com ele, a entidade está criando um grupo de trabalho para estudar e investigar o que ele chama de “eventos desfavoráveis” na cirurgia plástica, ou seja problemas que muitas vezes deixam seqüelas irreparáveis ou mesmo o óbito de pacientes. “Uma das técnicas que vamos analisar é a lipoaspiração.

Problemas têm ocorrido com certa frequência durante essa cirurgia, e queremos saber os motivos. Uma das hipóteses é que muitos médicos não qualificados fazem lipoaspiração. Outro ponto importante é melhorar o cheklist antes de qualquer cirurgia plástica, assim como planejar cada procedimento, mesmo os mais simples”, afirma o médico.

A SBCP quer investir ainda mais na questão da segurança do paciente e, além de lançar o guia, quer criar um banco de dados na internet, com detalhes de procedimentos de cirurgia plástica realizados em todo o país, com comentários de especialistas envolvidos em cada situação.