Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

A qualidade nos 5 s: você em busca de uma vida melhor

Uma melhor qualidade de vida certamente passa por uma alimentação saudável e balanceada e pela prática regular de exercício físico. Mas não se limita a isso. Se divertir, por exemplo, é fundamental. Rir muito e ter momentos felizes, ao lado das pessoas que amamos, faz muito bem a nossa saúde. Se emocionar, se expressar, ter contato com a natureza também.

Se organizar pode ser um bom começo. Especialistas dizem que eliminar o desperdício de materiais, de tempo e de espaço, além de tornar o seu dia a dia mais eficiente ajuda muito a ser feliz. E é isso que promete o método dos 5 s. Trata-se de um método japonês, composto por cinco etapas, todas começando coma letra s: seiri (descarte), seiton (organização), seisou (limpeza), seiketsu (higiene) e, finalmente, shitsuke (autodisciplina). Cumprir algumas dicas em cada uma destas etapas, garantem os especialistas, pode ajudar a melhorar sua vida.

A fase seiri (descarte) é simples: tenha só o necessário e na quantidade certa. “O armazenamento de coisas inúteis impossibilita o encontro de coisas vitais”, diz a fase seiri. Uma dica simples? Veja a quantidade de roupa que entulha o seu armário e não é utilizada há mais de um ano. Que tal doá-las para quem precisa e se sentir mais útil? Solidariedade é uma forma de amor. Você fará o bem e ainda terá mais espaço em seu armário!

A fase seiton (organização) se resume em “um lugar para cada coisa”. E após o uso, cada coisa deve ser devolvida ao seu local de origem. Isso leva a um menor tempo para achar determinados objetos, reduz o cansaço físico e metal e, claro, torna sua vida muito mais organizada.

A fase seisou (limpeza) é fácil de deduzir: sujou? Limpou. Lixo deve estar em seu lugar, ou seja, no lixo.

A fase seiketsu (higiene) é parecida com a seisou, mas tem lá suas particularidades. Higiene também é rotina e disciplina.

Já a fase shitsuke (autodisciplina) é a prática regular e constante das quatro primeiras fases do método. Se você as cumpre normalmente em seu dia a dia, sem precisar se policiar, você atingiu o cumprimento desta última fase. Ou seja, tornou o método um hábito na sua vida.

Agora, pense em cada fase e o que você pode fazer para melhorar sua casa, seu trabalho sua vida. E boa sorte!

Clínica CIOM
✔ ENDEREÇO

Rua Hermengarda, 428 | Méier
Rio de Janeiro | RJ | Brasil | Cep 20710-010


O Centro Integrado de Oftalmologia do Méier cuida da saúde da sua família há 40 anos,
com muito amor e dedicação ❤ CIOM, a sua clínica na Zona norte do Rio.