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Associados aos planos penam para marcar consulta, mas não no CIOM

Qual o tipo de atendimento que os associados a planos de saúde estão tendo quando tentam marcar uma consulta com médicos conveniados?

Qual o tipo de atendimento que os associados a planos de saúde estão tendo quando tentam marcar uma consulta com médicos conveniados? Foi para responder a esta pergunta que repórteres do jornal O Globo fizeram uma pesquisa, ligando para 50 médicos do Rio de Janeiro, todos credenciados pelas principais operadoras do país, para perguntar qual o primeiro horário disponível para atendimento.

A resposta não poderia ter sido mais reveladora: “O chá de cadeira, uma provação quase obrigatória nas antessalas de consultórios médicos, ganhou mais um endereço. Agora, ele acontece também perto do telefone: basta tentar marcar uma consulta, com a carteirinha do plano de saúde nas mãos, para se deparar com uma longa espera, que, dependendo da especialidade e do profissional escolhido, pode chegar a seis meses”, escreveu o jornal.

Os médicos foram escolhidos de forma aleatória, com consultórios em diferentes bairros da cidade, como Barra, Centro, Tijuca, Méier e Copacabana. “Somente seis dos 50 doutores, de áreas tão diferentes quanto ginecologia, clínica médica, pediatria, angiologia, otorrinolaringologia, entre outras especialidades, tinham vaga para a mesma semana. Se forem contabilizados sete dias úteis, a situação melhora um pouco: 15 médicos poderiam atender. Pediatria e clínica geral foram as especialidades com demora maior. Um clínico com consultório na Tijuca, que atende às sextas-feiras, da manhã ao fim da tarde, só tinha disponibilidade para o dia 7 de dezembro, seis meses e cinco dias depois da tentativa de marcação de consulta. Dos 11 pediatras consultados, quatro tinham horário em até sete dias úteis. O restante podia oferecer atendimento em prazos que variavam de nove a 47 dias úteis”, relata o jornal.

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Tal pesquisa revela a dificuldade que os associados ao plano estão tendo para marcar uma consulta com o médico desejado. No CIOM não há esse problema. Os associados aos planos devem se dirigir diretamente à clínica para o pronto atendimento, sendo recebidos por ordem de chegada.

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