Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Cirurgia devolve visão a homem que teve deslocamento de retina há 55 anos

O conceituado Journal of Medical Case Reports divulgou que uma cirurgia realizada nada menos do que 55 anos depois de um acidente que descolou sua retina devolveu a visão a um homem. O artigo relata que os médicos da Enfermaria de Olhos e Ouvidos de Nova Iorque primeiro trataram a pressão para aliviar a dor do paciente e após a estabilização da pressão intraocular, o trataram com anticorpos para o glaucoma.

Contrariando todas as expectativas médicas, o homem disse que havia retomado a percepção da luz e encorajados os médicos decidiram tentar recolocar sua retina. Após a cirurgia, o paciente recuperou a visão e foi capaz de contar os dedos de uma mão a cinco metros de distância. A notícia foi publicada também no O Globo, o maior jornal do país.

O paciente, quando menino, foi atingido por uma pedra no olho direito e mesmo após uma operação de catarata continuou cego. Ele procurou o hospital queixando-se de dores e o diagnóstico foi hifema (acúmulo de sangue na câmara anterior do olho), glaucoma neovascular, alta pressão intraocular e retina descolada.

– Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se relata a recuperação da visão de um paciente com um deslocamento de retina traumática tão antigo. Esse foi um grande resultado não só para nosso paciente, como também pode ter implicações na devolução da visão para outros pacientes, especialmente em um contexto de pesquisas com células-tronco que podem ser transplantadas para retinas doentes como forma de restaurar a visão – afirmou um dos médicos responsáveis pelo tratamento, o Dr. Olusola Olawoye.