Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Ronco infantil - sinal de preocupação

Crianças também podem apresentar ronco ao dormir e aos pais e responsáveis, é importante observar.

O ronco é um ruído provocado pela passagem do ar nas vias áreas, fazendo vibrar a orofaringe e a hipofaringe, e na maioria dos casos infantis de ronco, a origem é o crescimento dos tecidos na inofaringe (adenoide) e na orofaringe (amigdalas palatinas), o que dificulta a passagem do ar das vias aéreas superiores para as inferiores.

Algumas dicas podem auxiliar na avaliação do grau dos sons respiratórios nas crianças. A situação merece mais atenção quando vem acompanhada de sono agitado, com movimento de braços e pernas, dificuldade em se alimentar, onde a criança precisa interromper a mastigação para respirar, ou mesmo em casos de respiração bucal de suplência, muito frequente durante o dia, mesmo em momentos de repouso ou menor agitação. Somados a esses fatores, baixo rendimento escolar, sonolência diurna e dificuldade em se concentrar podem entrar na lista das consequências.

Como não existe idade para começar a roncar, é preciso ficar de olho e atento aos sinais. Com o crescimento da criança e dependendo da razão dos barulhos durante o sono, eles podem diminuir, como também se agravar. Porém, não ignore a questão: qualquer sinal de ronco deve ser averiguado com a ajuda de um médico.

Procure o seu médico / CIOM e leve a criança para se consultar para um correto diagnóstico e eventual tratamento.