Clínica Olhos Oftalmologia

CIOM NEWS

Teste do uso de células-tronco contra cegueira já é realidade

Os testes de utilização de células-tronco no tratamento de cegueira já começaram. A empresa americana de biotecnologia Advanced Cell Technology iniciou formalmente a seleção de pacientes que ajudarão a testar uma terapia revolucionária com células-tronco embrionárias contra duas formas comuns de cegueira progressiva: distrofia macular de Stargardt e degeneração macular seca associada à idade. O experimento inclusive já foi aprovado pela FDA,a agência norte-americana de Administração de Drogas e Alimentos.

A Advanced Cell Technology anunciou que recrutará 12 pacientes com cada uma das duas formas de cegueira progressiva, em um total de 24 pessoas, que serão divididas em grupos de três. Eles receberão entre 50 mil e 200 mil células conhecidas como epitélio pigmentado da retina, geradas a partir de células-tronco embrionárias injetadas em seus olhos.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Steven Schwartz, do Instituto de Olhos Jules Stein, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, os estudos têm como principal objetivo “descobrir a segurança do tratamento proposto”. Mas ele disse que os cientistas esperam que as novas células substituam as que forma destruídas pelas doenças e buscarão sinais de que elas estejam ajudando a recuperar a visão dos pacientes envolvidos. O pesquisador pontuou que em ratos as células auxiliaram não só a prevenção do avanço da perda de visão, como até a restauraram um pouco.

“Essas doenças escolhidas pela pesquisa estão entre as maiores necessidades médicas não atendidas da nossa época. Precisamos de tratamentos para tipos de cegueira que de outra forma seriam intratáveis”, afirmou Schwartz.  “Depois de uma década de pesquisas intensas e estudos pré-clínicos, é com satisfação que finalmente passamos à fase clínica. Esperamos que essas células, no futuro, provejam tratamentos não só para essas duas condições incuráveis como para outros pacientes que sofrem de várias outras doenças debilitantes dos olhos”, afirmou, em nota, a empresa americana de biotecnologia Advanced Cell Technology.